Páginas

domingo, 27 de dezembro de 2015

Cinefilia Aplicada:

Before Sunrise, filme para ver com olhos, ouvidos e coração

    Sempre pensei no cinema como uma forma de escapismo ~escapismo bom, of course~, além de uma maneira de refletir e sermos refletidos - afinal quem nunca pensou que a vida imita a arte e vice-versa? O fato é que todos nos sentimos sozinhos, sometimes, nesses momentos é que eu apelo para a sétima arte.
    O que o cinema tem de tão magistral que reúne todas as outras artes (numeradas por Ricciotto Canudo em o Manifesto das Sete Artes)?
1ª Arte: Música
    Trilhas sonoras são tão importante no cinema que viraram até prêmios técnicos na estatueta mais famosa do mundo ~and Oscar goes to...~ : Melhor Mixagem de Som, Melhor Edição de Som, Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original. E quem nunca se pegou assistindo um filme e ficou mais encantado com a trilha sonora que com o próprio roteiro ou, simplesmente, saiu da sessão cantarolando a música tema? (meu caso de amor é com de Detroit Rock City, que vai de AC/DC à Bowie sem dar tempo de hesitar).
2ª Arte: Artes Cênicas:
    Eu me recuso a explicar aonde se insere o teatro, a dança e a coreografia no cinema ~basicamente só em tudo~ , muitas vezes os filmes aparentemente se adornam somente de atuações mas não se enganem, mesmo nos filmes sem enredos (onde só escutamos onomatopéias: pow, bang bang,boom) tudo é coreografado, como uma dança violenta - aonde escutamos tiros e rasgos que são passos cronometrados e ensaiados. Mas tem filmes que arrasam, né? Que não só os movimentos seguem um roteiros físico, eles deixam claro que não estão pra brincadeira e quem está na chuva é pra dançar (um exemplo clássico é o Singin' in the Rain, com o grandioso Gene Kelly e seu memorável sapateado enquanto cantava a música tema do filme.  Pra poucos, né, mores?)
3ª Arte: Pintura:
    A pintura se relaciona com a cor e cor esteve presente no cinema desde suas origens. Os primeiros processos consistiam em colorir à mão - um a um, os fotogramas no positivo preto e brancoOs filmes realizados desta forma são chamados de "colorizados", em contraposção aos"coloridos", onde as cores são captadas pelo processo fotográfico. Com o tempo e a tecnologia, os filmes foram ganhando essa coloração natural - ou não - que nos convence que aquilo pode acontecer, que é gente como a gente ~ou filmes como a gente~ . Embora meus diretores preferidos ainda tenham uma queda por P&B, ta aí Godard e Woody Allen que não me deixam mentir.
4ª Arquitetura:
    De uma forma basiquíssima a arquitetura é utilizada para produzir os grandes cenários - que muitas vezes tombam o próprio enredo, destaque para Hobbiton - a cidade cenográfica dos Hobbits <3
5ª Arte: Escultura:
    Uma arte um pouco mais difícil de ser encaixada, mas que - rencentemente nem tão recente assim - vem ganhando mais espaço dentro do cinema, porque as esculturas são usadas para o processo de criação de filmes, em especial animações. Com uma pequena enorme ajudinha da tecnologia, as queridas esculturas são base para criar alguns clássicos modernos. Vai me dizer que "O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei" não o é.
6ª Arte: Literatura:
    Como uma leitora compulsiva e incurável, essa é minha arte preferida (seguida por cinema e música, empatadinhos) e não é como negar o grande peso que tem em um filme. O roteiro, seja original ou adaptado, é basicamente um livro com uma história mesclado à um livro explicativo. O que não é pouco não, hein,
7ª Arte: Cinema:
    Uma complexa junção de todas as artes anterior, com um realismo incrível - que mesmo que irreal possa passar verdade - e pronto para seu usofruto, pelo tempo que for necessário.

    Se nem assim eu consegui convencer da completude que é essa arte, experimente assistir os filmes que resenharei, se nenhum deles lhe pegar pela gola da camisa e o deixar prostrado aos pés das telonas, acredite, nada mais vai.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quero ler sua opinião, obrigada por comentar!